segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O lúdico na Educação Infantil


A brincadeira, na educação infantil, é prevista pelos Referenciais Curriculares Nacionais. Há um caminho longo ainda a ser trilhado, no sentido de internalizar os conceitos com relação ao brincar, que devem ser assumidos pelos educadores em sua prática pedagógica tentando a mudança e quebra de paradigma do modo de pensar sobre o lúdico.
Portanto, o brincar precisa ser materializar, desprender, libertar dos discursos; transpor da reflexão à vivência, do inconsciente para o consciente numa visão mais ampla, permeando por práticas e atitudes frente aos educandos, assumindo as atividades lúdicas em todas as propostas pedagógicas. É necessária a ampliação dos limites do brincar, principalmente com relação a um tempo ou a um espaço predeterminado. A atitude do educador junto dos seus grupos deve passar a idéia de brincar não como “mais uma atividade”, definida em determinados horários e/ou espaços, mas, sim, como “atitude lúdica” a ser assumida em todas as propostas educacionais.

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