sexta-feira, 20 de maio de 2011

PROJETO ANIMAIS
Autora: Maria Ivana Melo Queiroz
Escola: Jardim de Infância Lúcio Costa
Modalidade de Ensino: Educação Infantil 4/5 anos
Tema: “No céu, na terra e no mar há bichos em todo lugar”
Justificativa/Problemática: Observando o interesse das crianças pelos animais e sentindo a necessidade que os alunos apresentavam com relação às letras. Pensou-se em estabelecer uma proposta e combinar com a turma em fazermos uma pesquisa ampla sobre os bichos existentes na Natureza. A turma foi incentivada a pensar como faríamos esta pesquisa e ao mesmo tempo como iríamos desenvolver este trabalho. Surgiu a idéia de montarmos um Bichonário (dicionário dos animais) e escolher uma mascote (animal) que representaria a turma. O projeto baseia-se na nova perspectiva do processo educativo, denominada como pedagogia de projetos. Este trabalho está fundamentado pela visão construtivista da aprendizagem, que parte da valorização das questões ou situações reais, concretas e contextualizadas, que interesse de fato a turma. A prática consiste na investigação da psicogênese da escrita da criança, levando em conta a reflexão e intervenção pedagógica a partir dos dados revelados pelo aluno. A proposta do projeto favorece um trabalho que valorize o desenvolvimento da inteligência, que são determinadas pelas ações mútuas do indivíduo com o meio, como também possibilita a prática interdisciplinar dos conteúdos, assim como prioriza uma aprendizagem de descobertas, visando provocar o desejo, o interesse de aprender e ensinar algo que faça sentido ao aluno. É uma atividade intencional que possibilita um processo educativo, onde a turma torna-se co-responsável pelo trabalho, tendo como característica principal a autenticidade. Esta prática educacional visa à construção do conhecimento do aluno em diversas áreas, capacitando-o a compreender, intervir, raciocinar, inventar, criar e adquirir habilidades para o processo de construção da leitura e escrita.
Problemática: “Como promover um ambiente escolar repleto de incentivos literários que desperte no aluno o interesse pela leitura, descubra o mundo dos animais e ao mesmo tempo desenvolva o processo da construção da escrita?”
Objetivo Geral:
- Criar um ambiente escolar que promova ações e situações reais, concretas que desperte o interesse do aluno sobre os animais por meio de investigações, oportunizando o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias nesta fase, como também incentivar para a construção do processo de leitura e escrita.
Objetivos Específicos:
- Conhecer as diferentes espécies de animais existentes no nosso Planeta e associá-los as letras do alfabeto, criando um Bichonário ABC dos bichos;
- Descobrir e conhecer progressivamente os animais ao seu redor;
- Conhecer e explorar os diferentes tipos de animais e classificá-los;
- Descobrir o modo de vida e as características dos animais, habitat e alimentação;
- Pesquisar em diversas fontes, como livros, revistas, Internet e outros;
- Reconhecer a importância dos animais para a Natureza;
- Identificar e quantificar aquilo que podemos contar no corpo dos animais;
- Produzir textos coletivos das descobertas;
- Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo;
- Desenvolver a leitura e escrita por meio da exploração, análise e sínteses das palavras destacando as letras iniciais e quantificando-as por completo;
- Entender a figura de uma mascote;
- Trabalhar raciocínio e lógica;
- Desenvolver percepção visual e auditiva;
- Identificar cores e ampliar vocabulário;
- Reconhecer e identificar as letras do alfabeto, a partir dos nomes dos animais pesquisados;
- Brincar, imitar, inventar e reproduzir criações referentes aos animais;
Conteúdos:
- Natureza e Sociedade (Os Seres Vivos; Preservação dos Animais e Ambiente);
- Conhecimento de Mundo (Movimento, Linguagem Oral, Teatral, Corporal e Musical);
- Conhecimento Lógico-Matemático - Descobrir e contar a quantidade de patas, olhos, orelhas, chifres etc. de cada animal;
- Classificação dos animais, características de cada animal e nomes científicos;
- Associar as letras iniciais com os nomes dos animais formando o Bichonário ABC dos bichos (cada animal estudado refere-se a uma letra do alfabeto);
- Observação, registro e comunicação oral de informações;
- Utilização das Novas Tecnologias: imagem (fotos digitais, vídeos, filmes), músicas alusivas aos animais (som), texto (pesquisas on-line sobre os animais);
- Montar um Bichonário ABC dos bichos.
Modalidade de Ensino: Educação Infantil faixa etária de quatro e cinco anos.
Tempo Estimado: Tempo Indeterminado
Material: lápis de cor, folhas brancas, pesquisas sobre os animais, internet, desenhos animados e filmes infantis referentes aos animais, documentário sobre animais, canetas ou lápis, giz de cera, máquina digital, computador, som, músicas alusivas aos animais, papel pardo, pincel atômico, gravuras de animais, fotos, tesoura, cola, cartazes, máscaras de animais, papel crepom, papel diversos, data-show, letras do alfabeto grandes e pequenas, pasta, diferenciadas fontes de informações: livros especializados, revistas, enciclopédias, sites da Internet, visitas a campo, vídeos informativos, sucata, diferenciados papeis e recursos de informática para o Seminário.

Descrição: Passeio ao Zoológico
Tempo previsto: Um dia letivo
Atores envolvidos: A turma
Subproduto: Conhecer diferentes animais selvagens

Ação 1 - Passeio ao Zoológico: Durante o passeio a turma observará os diversos animais do zoológico e a partir do conhecimento destes animais qual deles a turma irá sugerir para escolha de uma mascote. O passeio acontecerá com a orientação e direcionamento de um professor que o próprio zoológico oferece. Este professor, em cada bicho visitado, esclarecerá e apresentará os aspectos e as características principais dos animais. A turma terá oportunidade de tirar suas dúvidas sobre os bichos, como também poderá tirar fotos do passeio para posteriormente criar um blog. Neste blog poderá ser colocado todo desenvolvimento do projeto e a oportunidade em postar todos os trabalhos desenvolvidos, como o texto coletivo relatado pela turma do que viram e aprenderam durante o passeio ao Zoológico.

Ação 2 –
Descrição: Seleção de três animais para escolha de uma mascote da turma
Tempo previsto: Uma semana/ duas semanas
Atores envolvidos: A turma
Subproduto: Descobrir e conhecer as características dos animais selecionados pela turma, pesquisar, confeccionar máscaras e quebra-cabeças, imitar e dramatizar os animais escolhidos.

A seleção aconteceu após o passeio ao Zoológico. Esta seleção ocorreu por meio de uma votação feita pela turma. Posteriormente, a turma terá a surpresa em saber qual é o animal que aceitou o convite para ser uma mascote. Escolhido os animais, mãos a obra em pesquisar na Internet, livros especializados e revistas sobre estes bichos. Analisar os nomes dos animais, fazer um destaque da letra inicial. Desenhar, confeccionar máscaras, imitar, fazer quebra-cabeça com gravura desses animais e recorte colagem montando suas partes. Utilizar o som para que a turma cante e dance as músicas referentes aos bichos.

Ação 3 –
Descrição: Trocas de cartinhas
Tempo previsto: Uma semana/ duas semanas
Atores envolvidos: A turma
Subproduto: Resgate da comunicação por meio de cartas, incentivo e conhecimento das regras necessárias para a escrita de uma carta. Incentivo para a descoberta, dentre os três bichos escolhidos pela turma e qual será o verdadeiro mascote.

Aproveitando a fase da imaginação e da fantasia das crianças comum nesta fase. A turma começa receber cartinhas do referido mascote, dentre os três bichos selecionados pela turma. É visível o entusiasmo e a empolgação da turma nesta fase. Nas cartinhas a mascote demonstra alegria, satisfação e entusiasmo por ter sido um dos animais escolhidos por eles. Durante a comunicação das cartas o animal (imaginário) não se identifica, deixando que a turma descubra por meio de pistas quem é ele. Nesta etapa, as crianças ficam curiosas em descobrir que animal está fazendo a comunicação. Nas cartinhas recebidas diariamente (escrita pela professora, coordenador ou gestor) indicarão pistas de quando a turma irá ter a oportunidade em conhecê-lo. As crianças respondem as cartinhas, onde o professor será escriba, escrevendo no quadro ou no cartaz aquilo que a turma gostaria de responder na carta. Posteriormente o professor irá escrever num papel próprio de cartas. Colocará a carta no envelope, seguindo todos os passos para dar o ar de realidade. Este incentivo é uma maneira de colocar a turma em contato com este meio de comunicação e ao mesmo tempo fazer um resgate dessa prática tão pouco utilizada nos tempos atuais.

Ação 4 –
Descrição: Preparação para a chegada da mascote na escola
Tempo previsto: Uma semana
Atores envolvidos: A turma
Subproduto: Dramatizar uma música que será apresentada no dia da chegada da mascote.

Para a chegada dessa mascote na escola o professor combina com a turma que devemos nos preparar para recebê-lo. Neste momento a turma já descobriu qual é o animal que aceitou ser uma mascote. Preparar com a turma uma música, poema, imitação ou peça teatral que apresentarão em sua chegada. Neste dia especial deve ser marcado com uma festa para sua recepção, onde poderá convidar todos da escola e comunidade escolar.

Ação 5 –
Descrição: Combinar a visita da mascote e providenciar sua chegada.
Tempo previsto: Uma semana
Atores envolvidos: A turma e a família
Subproduto: Subproduto: Combinar a dinâmica da visita da mascote (bicho de pelúcia) em sua casa, estabelecer regras, responsabilidades e zelo com o animal de pelúcia. A família do aluno será muito importante nesta fase de execução da atividade. Marcar uma reunião para orientar e explicar a importância do envolvimento da família nesta atividade. Combinar como irá acontecer a recepção na escola e selecionar os convidados para a abertura do projeto. A turma deverá escolher a madrinha da mascote. A figura da madrinha é muito importante nesta fase, pois a turma assumirá um compromisso com a madrinha em cuidar, zelar e se responsabilizar pela mascote durante todas as fases do projeto.

Após diversas correspondências entre a turma e a mascote será providenciado pelo professor ou escola um animal grande de pelúcia, que, por meio de sorteio, eles terão oportunidade de levá-lo para casa para passar um final de semana com a família do aluno sorteado. Além da mascote, o aluno deverá levar um diário, onde vai descrever tudo que aconteceu no final de semana em sua visita. Neste diário, a família terá oportunidade em dialogar com a turma. A professora irá ler para todos os alunos o que a família escreveu sobre esta aventura. O sorteio acontecerá todas as semanas para que todos tenham oportunidade em participar dessa atividade. Combinar com os alunos e a família sobre os cuidados e responsabilidades que deverão ter com a mascote nesta fase. Confeccionar com a turma convites para a abertura do projeto. Convidar pais, comunidade escolar e colegas da escola.

Ação 6 –
Descrição: Abertura do Projeto
Tempo previsto: Um dia
Atores envolvidos: A turma e convidados
Subproduto: A abertura do Projeto acontecerá pela chagada do mascote na escola. A turma irá receber com a dramatização de uma música, peça teatral, poesia relacionada ao animal (mascote) da turma. Neste evento o professor, coordenador ou gestor explicará todas as dinâmicas, o apoio e o envolvimento dos pais nesta etapa do projeto.

Na abertura do projeto os alunos e convidados serão reunidos no pátio ou auditório da escola. A turma fará a apresentação ensaiada com antecedência que poderá ser: uma dramatização da música, poesia, peça teatral dentre outras atividades combinada com os alunos. A madrinha da mascote se apresentará para turma neste dia. Durante apresentação ressaltará o compromisso de zelar, cuidar e ter compromisso de levar e trazer a mascote na data combinada. Aproveitar para explicar toda dinâmica do Projeto dos animais para todos os envolvidos.

Ação 7 –
Descrição: Trabalho de pesquisas e construção Bichonário
Tempo previsto: Tempo indeterminado/ Ano letivo
Atores envolvidos: A turma
Subproduto: Durante esta fase a turma terá oportunidade de estudar diversos animais que escolherão em uma lista destacada pela professora. Nesta lista, o professor citará vários bichos da natureza com as letras iniciais do alfabeto. Cada letra do alfabeto será destacada um animal para a construção do Bichonário “ABC dos bichos”.

Após a abertura do Projeto começará o trabalho de pesquisa com os outros animais que a turma irá escolher estudar. O professor continua o estudo de cada animal pesquisado utilizando as mesmas estratégias descritas abaixo.
Após a abertura do Projeto começará o trabalho de pesquisa com os outros animais que a turma irá escolher estudar. O professor continua o estudo de cada animal pesquisado utilizando as mesmas estratégias descritas abaixo.
Conhecimento de Mundo - Por meio dos textos das pesquisas, histórias infantis e reportagens sobre os animais o professor terá oportunidade de ampliar o vocabulário, o gosto pela leitura, despertar a curiosidade e as competências com relação aos conteúdos e à escrita de forma ampliada. É Importante observar o interesse da turma para prosseguir o projeto. Utilizar diferentes estratégias como: assistir documentários, filmes, Internet, vídeos, histórias infantis e livros especializados. Após cada estudo possibilitar a criação de textos coletivos sobre o que aprenderam na pesquisa e situações de reescrita de textos, como lendas, histórias e notícias. Estas produções serão construídas pelas crianças oralmente e redigida pelo professor. Propiciar momentos de análise, síntese e destaque da letra inicial dos nomes de cada animal trabalhado. Prática da escrita utilizando o conhecimento de que dispõem, no momento, respeitar a fase da psicogênese em que a criança se encontra. Oportunizar espaços para desenvolver atividades de expressão corporal e prática para ampliação de possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e desenvolver ritmos corporais nas danças, jogos e brincadeiras envolvendo os diferentes animais. Explorar diferentes atividades que desenvolvam habilidades de lateralidade, atenção, concentração, coordenação dos vários segmentos motores, ampliação do repertório de ritmos, gestos, atos, a motricidade infantil e práticas do fazer artístico dentre outras atividades necessárias a Educação Infantil. Confeccionar dobraduras, desenhos, modelagem, recorte e colagem dos referidos animais pesquisados. Imitar os sons produzidos dos diversos bichos e dramatizar histórias infantis e participar de situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais. Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais referentes aos bichos. Filmar e fotografar a turma trabalhando e socializar no blog da escola.
Natureza e Sociedade - Na pesquisa com os animais propicia estabelecer relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características, suas necessidades, vitais e percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente. A criança entra em contato com o mundo natural e social e vai percebendo os seres vivos, como animais e pequenos bichos. Por meio dessa vivência vai construindo seu conceito de mundo. Explora o ambiente e estabelece contato com diferentes animais, faz algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida, valorizando a importância da preservação das espécies e do ambiente. Participar de atividades de observação e pesquisas sobre os cuidados, a criação dos bichos, seu habitat, os seus hábitos e sobrevivência destes seres vivos.
Conhecimento Lógico-Matemático - Quantificar tudo que puder no corpo dos bichos e reconhecer e valorizar os números, as contagens numéricas orais e a noções espaciais necessárias ao cotidiano. Estabelecer diversos tipos de relação entre os animais, como comparação, classificação, ordenação, seriação, expressão de quantidade, perceber semelhanças e diferenças, reconhecer as grandezas, como comprimento, massa, capacidade, altura, largura e elaborar estratégias pessoais de medidas.

Esta ação se repetirá em cada animal pesquisado, até que tenha completado todas as letras do alfabeto. A cada animal trabalhado apresentar no computador ou data-show o BICHONÁRIO onde constam todos os bichos e a letra inicial do nome do animal. Criação do Bichonário da turma.
Construir uma Webquest ABC dos bichos com a turma.

Ação 8 –
Descrição: Construção do Bichonário e organização do Seminário
Tempo previsto: Uma semana/duas semanas
Atores envolvidos: A turma e convidados
Subproduto: Finalização do Bichonário. A construção deve ocorrer durante todo processo de estudo dos animais. Organizar um Seminário de encerramento do projeto. Combinar com a turma a dramatização de uma peça teatral da história “Festa no Céu” ou outra história que eles possam escolher. Sorteio da mascote e exposição dos trabalhos desenvolvidos: blog, fotos, imagens, livro gigante com os textos produzidos pela turma e socializar os conhecimentos apresentação pela turma aos convidados.

Confeccionar o Bichonário ABC dos bichos com as crianças e organizar numa pasta durante o desenvolvimento do projeto. Montar um livro gigante com os textos coletivos sobre o que aprenderam sobre cada animal. Orientar para elaboração de cartazes com desenhos e informações sobre os bichos pesquisados. No final do Projeto organizar um Seminário para socializar os conhecimentos com os colegas, os familiares e a comunidade, montando uma exposição para apresentar todos os trabalhos, blog, fotos, imagens, músicas e apresentar uma encenação de uma peça teatral que represente os animais na história para os convidados, mostrando tudo que aprenderam sobre os animais. E no encerramento sortear a mascote que ficar para sempre em um dos lares visitados.

Tempo Estimado: Tempo Indeterminado, pode durar todo ano letivo depende do interesse, entusiasmo e participação da turma. Projeto de longo prazo.


Material e suporte necessário

Material: lápis de cor, folhas brancas, pesquisas sobre os animais, internet, desenhos animados e filmes infantis referentes aos animais, documentário sobre animais, canetas ou lápis, giz de cera, máquina digital, computador, som, músicas alusivas aos animais, papel pardo, pincel atômico, gravuras de animais, fotos, tesoura, cola, cartazes, máscaras de animais, papel crepom, papel diversos, data-show, letras do alfabeto grandes e pequenas, pasta, diferenciadas fontes de informações: livros especializados, revistas, enciclopédias, sites da Internet, visitas a campo, vídeos informativos, sucata, diferenciados papeis e recursos de informática para o Seminário.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua e processual. Observação do envolvimento e o interesse da turma no desenvolvimento das atividades do projeto. Registre em fichas individuais os comentários feitos durante as atividades. Compare também os desenhos iniciais com a ilustração final dos cartazes. Observe o que os pequenos aprenderam no dia do seminário e se sabem responder às questões dos convidados.

Referências Bibliográficas:
ANTUNES, Celso – A alfabetização moral em sala de aula, e em casa, do nascimento aos doze anos, Vozes Petrópoles RJ, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. MEC/SEF, 1998.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre Alfabetização. Cortez. São Paulo, 1987.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho:
Artmed, 1998.
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação/SEED/TV Escola/Salto para o Futuro, 2005. cap. 1, artigo 1.8, p. 54-58.
VILLAS BOAS, Benigna Mª de Freitas. Bases Pedagógicas do Trabalho Escolar. Módulo VI, volume I. UNB- Brasilia.

SITES:
www.revistaescola.abril.com.br
www.centrorefeducacional.com.br/fehernan.

Links:

Bichonário ABC dos bichos

Webquest ABC dos bichos