quarta-feira, 24 de setembro de 2008

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O lúdico na Educação Infantil


A brincadeira, na educação infantil, é prevista pelos Referenciais Curriculares Nacionais. Há um caminho longo ainda a ser trilhado, no sentido de internalizar os conceitos com relação ao brincar, que devem ser assumidos pelos educadores em sua prática pedagógica tentando a mudança e quebra de paradigma do modo de pensar sobre o lúdico.
Portanto, o brincar precisa ser materializar, desprender, libertar dos discursos; transpor da reflexão à vivência, do inconsciente para o consciente numa visão mais ampla, permeando por práticas e atitudes frente aos educandos, assumindo as atividades lúdicas em todas as propostas pedagógicas. É necessária a ampliação dos limites do brincar, principalmente com relação a um tempo ou a um espaço predeterminado. A atitude do educador junto dos seus grupos deve passar a idéia de brincar não como “mais uma atividade”, definida em determinados horários e/ou espaços, mas, sim, como “atitude lúdica” a ser assumida em todas as propostas educacionais.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Educação Infantil

A Educação Infantil é a fase que a criança tem mais oportunidade de desenvolver sua linguagem, coordenação motora, desenvolvimento emocional e social. Durante esta fase a criança desperta para o mundo. O papel da escola nesse período é de extrema importância, pois proporciona diversos conteúdos necessários ao desenvolvimento infantil. A parceria com a família é essencial, pois a criança desde do início vem se desenvolvendo de acordo com os ensinamentos dos pais ou responsáveis.